Fala Série, o programa que fala do universo das séries mais bacanas do presente, passado e futuro!
SINOPSE: Edson Oliveira e Vinícius Schiavini explicam o conceito de QUARTA PAREDE, e as séries que ADORAM quebrá-la em pedaços!
ATORES: Edson Oliveira e Vinícius Schiavini
DURAÇÃO DO EPISÓDIO: 38 minutos
Confira a oferta da Pop Nerd para o fã do Fala Série!
CONTATE A EMISSORA:
Taí, ficou legal esse tema. Pena que não participei, tinha que ter dado um jeito de comparecer. Foram mencionadas séries que eu nem sabia que quebravam a quarta parede.
Sobre ao House of Cards, de fato, o Frank Underwood fala constantemente com a audiência. Às vezes o personagem está no meio de uma conversa, e vira para a câmera para comentar algo que o outro está dizendo nas entrelinhas, ou especular o que ele vai fazer no fim das contas. Teve uma vez que ele só dá aquela olhadinha de lado para a câmera como se dissesse “não falei?” 😀
E vocês dois mencionaram algumas séries e produções nacionais que quebram a parede, mas esqueceram de mencionar o maior obliterador dessa parede invisível que já existiu na teledramaturgia brasileira: Renato Aragão. Desde a época dos Trapalhões ele sempre se dirigiu para a platéia ou para as câmeras para fazer comentários fora dos personagens, sem contar às vezes que ele invadia o backstage, mexia com os contra-regras, dedurava os objetos falsos da cenografia, entre outras palhaçadas tais e quais.
Sobre o Modern Family, eu tinha entendido de outra forma, naquele primeiro programa de review de séries que gravamos. Eu tinha entendido que ela era “semi-mockmentory”, ou seja, havia os momentos de depoimentos para as câmeras, como no The Office; mas os momentos do dia a dia normais seriam como toda série comum, sem que os personagens tenham ciência de estarem sendo filmados, diferente como é no The Office, onde 100% do tempo os persoangens estão cientes das câmeras. Mas como não assisti à série, não sei exatamente como ela funciona, nesse sentido.
Quanto ao lance dos narradores: não é uma quebra da quarta parede se os personagens agem sem ter ciência do mesmo, e sem interagirem com o público. Mas se o personagem conversa pelo menos com o Narrador, ciente de sua presença, mesmo que sem interagir com o público, também há uma quebra aí.
Por fim, para encerrar, faltou mencionar algumas animações clássicas que quebravam essa barreira DIRETO e o tempo todo, como Tiny Toons, Animaniacs e Freakzóide.
Bom, é isso, esse comentário já ficou grande demais, mas é que eu curti bastante o resultado da conversa. Abraços e até a próxima 🙂
Caraca, sabe o que é bonito, quando eu vi esse tema eu pensei que não conhecia nenhuma série que tinha essa quebra, eis que durante o episódio eu fui ouvindo vocês comentarem e fui vendo que tinha vários exemplos para citar, mas acredito que vocês citaram a maioria, isso se não citaram todos.
Eu acho que essa quebra de parede é sempre interessante, principalmente em séries de comédia, acho muito engraçado quando os personagens meio que param pra trocar ideia com a gente, a cara de desgosto do Jim de The Office pra mim é o exemplo clássico pq normalmente você está com a mesma cara…rs
Uma cena que lembrei durante a edição deste pograma e acho que vale compartilhar com vocês. Nos episódios de Os Normais, era costume que os protagonistas fizessem pequenos monólogos para a câmera, uma espécie de pausa na trama para que eles explicassem o que estavam sentindo ou simplesmente comentassem a situação do momento.
Numa das vezes em que isso aconteceu, os roteiristas resolveram brincar com essa convenção da série. Na cena em questão, Vani (Fernanda Abreu) estava dirigindo e Rui (Luís Fernando Guimarães), no banco do carona. A um monólogo de Rui, seguiu-se o genial diálogo abaixo:
VANI – Rui, com quem você tava falando?
RUI – Como assim, com quem eu tava falando, Vani? Ali, com a câmera.
VANI – Que câmera, Rui?
RUI – A câmera ali, Vani. Não era o combinado que quando um tá falando com a câmera, ninguém mais escuta?
VANI – E como é que eu não vou escutar você falando sozinho do meu lado, Rui? Negócio é esse de câmera…