Bem-vindos à parte C do primeiro episódio do Retrocomputaria! Aqui damos um passeio por onde tudo começou: nos Estados Unidos da América. Nesta terceira e última parte, falamos de Atari, Commodore e outros micros, como o Osborne I, o Kaypro e o Coleco Adam; além disso, os comentários do episódio 0.
Esperamos seus comentários sobre o episódio, e esperamos que gostem!
Ficha técnica:
- Participantes: Ricardo, João, Cesar e o Anônimo
- Duração aproximada: 43m
- Músicas de fundo: chiptunes das plataformas citadas no podcast (quase tudo é do Commodore 64).
- Para quem quiser saber mais: “O Triunfo dos Nerds“, com Robert X. Cringely – não está disponível para venda no Brasil (US$ 30 na Amazon.com) logo é possível encontrá-lo por “vias alternativas”. Recomendamos que, caso você obtenha sem legendas, pegue as que estão no Legendas.TV, revisadas e corrigidas por um dos integrantes desse podcast.
- URLs citadas:
- Podcast Retrobits (entrevista com Chuck Peddle, partes 1, 2, 3 e 4).
- O teclado do CBM PET (que é tão insuportável que desenvolveram uma maneira de colocar um teclado PS/2 num PET).
- Um Coleco Adam, em toda a sua glória.
- Ligando um monitor SVGA no Commodore 64.
Siga-nos no Twitter: @retrocomputaria. Envie-nos um email também, caso você prefira. Ou então comente aí embaixo. Nós iremos ler, acreditem!
Lista de músicas executadas no episódio 1, partes A, B e C: Auf Wiedersehen Monty, Baby of Can Guru,Battle Valley, BMX Kidz, Cooperation Demo, Crazy Comets, Crazy Comets remix, DNA Warrior,Eliminator, Gauntlet III,Gerry the Germ, Ghouls n Ghosts,Great Giana Sisters, IK plus, Kentilla, Last Ninja,Last Ninja 3, Lightforce,Mikie, Myth PSID, Nemesis the Warlock, Robocop 3,Rocky Star, Scroll Machine, Scumball, Stormlord, Synth Sample, Thing Bounces Back, Thrust, Uridium, Vikings, Warhawk, Way of the Exploding Fist, Zig Zag. Todas as músicas são composições executadas no Commodore 64, com o chip SID.
Olá pessoal. Parabéns pela iniciativa de criar o podcast. Para quem gosta de computador é um prato cheio. Sou programador mas sou curioso sobre a arquitetura de hardware também. Um grande abraço e muito sucesso.
Fala pessoal
Não sou do tempo destas maquinas que voces citaram, ou talvez eu seja (tenho 32 anos) mais o que me lembro é de um msx na casa de um amigo, bem mais rico que eu, onde a unica coisa que ele sabia fazer era tocar umas fitas k7 pra rodar uns joguinhos toscos (o monitor era a TV do quarto dele) tinha uma planilha pra preencher e calcular o consumo do carro do pai dele e umas receitas de comida pra mãe dele.
Agente era entusiasta mesmo era do Atari jogar enduro, decatlon, river raid. Hoje tenho muitos destes jogos no meu Iphone, quem naquela epoca podia imaginar uma coisa dessas.
Muito obrigado por ter o capricho de colocar a trilha sonora dos joguuinhos no fim de cada parte, gosto muito destas musicas, me lembram minha infancia e são otimos momentos.
Não entendo quase nada do que voces falam no cast em si pois não sou do ramo da informatica, mais como gosto muito do assunto e como gostei muito do nivel de conversa de voces vou continuar ouvindo voces. Gostei do conhecimento de voces do bom tom que voces mantem no cast, sem usar de vocabulario limitado (palavrões) e expressões gliches muito comum em casts.
Um abraço
Apesar de eu ser formado em Ciência da Computação confesso que conheço bem mais da história dos Vídeo Games do que dos microcomputadores mas se tem um que é famoso em ambas as áreas é o Commodore 64, nunca cheguei a encostar numa máquina dessas mas sinceramente eu queria MESMO um desses até hoje.
Esse primeiro episódio foi um excelente resumo da história dos microcomputadores “antigos”, foi realmente muito didático e pra mim que não conhecia nada dessa época(ou muito pouco) acabei me divertindo bastante e conhecendo um pouco dessa época que deve ter sido no minimo divertida, estou cada vez mais tentado a entrar nesse mundo de Retrocomputação… veremos.