Retrocomputaria #0 – … e a introdução!

Retrocomputaria #0

Este é o episódio 0 do Retrocomputaria Podcast, um podcast sobre retrocomputação (certamente o primeiro em português). Aqui nós nos apresentamos e apresentamos o podcast. Também respondemos algumas perguntas: Porque criar um podcast voltado para os micros clássicos? Do que iremos falar? Por que “velho é o seu PC”? E por aí vai.

Esperamos seus comentários sobre o episódio, e esperamos que gostem!

Ficha técnica:

  • Participantes: Cesar Cardoso, João Cláudio Fidélis, Ricardo Pinheiro e o Quarto Elemento (também conhecido como o Anônimo)
  • Duração aproximada: 27m
  • Trilha sonora:
    • Music Tribute to the Commodore 64 (C64).
    • Ys Piano Collection – trechos

Siga-nos no Twitter: @retrocomputaria.

15 respostas para “Retrocomputaria #0 – … e a introdução!”

  1. Caracas…

    1 – Comecei com o AT-386.

    2 – Um equipamento fica comigo se ainda for útil. Tenho um Pentium 233 Mhz, com 48Mb de RAM. Ainda é útil quando faço os scripts em shell

    3 – Na época desses sistemas da década de 80 não precisava de muito dinheiro para ter um desses?

  2. Poxa vida, vim aqui por indicaçõa do @guanabara e que arrependimento, vocês são muito mal humorados… rsrsrs Brincadeira, achei show de bola o podcast, já está nos meus favoritos e ja dei RT. Vocês falando do Atari me deu tanta saudades..
    Um grande abraço e parabéns pelo podcast!!!!

  3. 1) Se vc tivesse a nossa idade, a gente diria q vc n teve infância. Mas como pelos “80” no seu email, imagino q vc seja + novo do q nós, então… Vc perdeu uma época muito divertida. Pena.
    2) Concordo 100% contigo, se bem q o PC + velho daqui tem 5 anos de idade (o carroção do Velho Oeste q vai ser doado n conta!)
    3) Era caro sim. Infelizmente.

    A gente n vai falar de videogames, vamos evitar, povo.

  4. Olá pessoal

    Muito bom o podcast. Aguardando ansioso os próximos.

    O primeiro pc que usei já era um XT, do final dos anos 80. Hj ainda tenho um 486 em casa.

    Vc vão falar de servidores VAX / DEC?

    Um abraço.

    Eder Souza – SC

  5. E aê, retrocomputaiada!

    Muito bom o piloto, acho que tem tudo pra ser um puta podcast! Talvez a molecada fique meio por fora no começo, mas quem tá há algum tempo nessa com certeza vai se amarrar!

    Nem todo mundo vai identificar os temas dos jogos clássicos, como Elevator Action e Zanac na abertura, mas os véiacos com certeza! Ou não?

    Eu comecei em 1985 com um TK85, passei pro TK90X e como todos, fui parar no Expert 1.0. Lá se vão 24 anos dedicados a esse vício maravilhoso, e com muita história pra contar!

    Hoje também faço um programa de rádio disfarçado de podcast, o Radiofobia. Convido-os a ouvir nosso humilde pograma e fico à disposição para auxiliar no futuro com o Retrocomputaria!

    Parabéns e contem comigo!

    Abraço!

  6. Eder Souza, não tínhamos pensado em falar de minicomputadores, como os VAX, mas podemos pensar num episódio sobre essas arquiteturas onde, por exemplo, nasceu o Unix. O PDP-11 está eternizado assim. 🙂
    Léo Lopes, é uma honra ser bem avaliado por um podcaster campeáo de prêmios! Eu ganhei o dia. E a abertura tem temas da época, mas embora eu ADORE Zanac e goste de Elevator Action, n usamos essas na abertura não. A turma do MSX deve reconhecer algumas, mas tem tb temas de Amiga, Apple II e uma homenagem ao Spectrum. Aliás, acho q vou acabar lançando um concurso… 😀
    O Radiofobia é um dos podcasts q entrou p/ a minha lista de próximos a serem ouvidos, ri d+ c/ vc e o Keça (é assim?) no Alternativando… + 1 motivo p/ ouví-los.
    Vou conversar c/ os outros doidos, to pensando numa conversa c/ usuários da época… Se bem q vamos entrevistar colecionadores de micros tb… Ih, tem é assunto.

    Obrigado pelo comentário, espero q continue sendo bom. Nós, pelo menos, achamos q sim, tá bom, mas vai ficar ainda melhor. []áo!

  7. Fala pessoal!

    Já escutei o cast a um tempinho, mas nunca é tarde para comentar…hehe…

    Acho o assunto muito interessante, apesar de não estar envolvido, ou mesmo, nascido na época dessas raridades, gostaria muito de ter conhecido de perto qual era a realidade.

    Espero alimentar com conteúdo essa minha “falta”, com os pods de vocês!

    Muito sucesso!

    Grande abraço!

  8. Falae povo do Retrocomputaria, acho que estou um pouco atrasado né?
    Mas como um apaixonado por tecnologia eu não podia deixar de em algum momento começar a escutar o podcast de vocês.
    Não cheguei a participar dessa era da computação que vocês falam no podcast, meu primeiro PC foi um P3 700mhz isso por que eu ganhei ele dos meus pais na semana do lançamento do P4 então já deu pra imaginar o quão novato eu sou nessa área né? Mas ainda assim sou realente apaixonado por essas máquinas, tanto que na hora de escolher a faculdade não deu outra CC na cabeça. Hoje em dia sou formado e com um tempinho sobrando estou pensando seriamente em começar a fuçar na área de retro computação e aprender no passado como melhorar o futuro. Comecei hoje a maratona pelo podcast de vocês e espero em algum tempo poder acompanha-lo no dia de lançamento.

Os comentários estão desativados.